Notícias

Dr. Aguinaldo Fenelon assumiu ontem chefia do MP de Pernambuco 14/01/2011

O promotor de Justiça Aguinaldo Fenelon de Barros foi empossado, ontem quinta-feira (13), no cargo de Procurador-Geral de Justiça de Pernambuco. A solenidade de posse foi realizada em Recife.

Aguinaldo Fenelon foi o primeiro colocado na lista tríplice com os candidatos a PGJ, formada em eleição em 03 de janeiro. No dia do pleito, o presidente da CONAMP enviou ofício ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos, requerendo a nomeação do candidato mais votado. O novo PGJ é o primeiro promotor de Justiça a assumir a Procuradoria Geral de Justiça de Pernambuco. Até dezembro de 2009, apenas procuradores de Justiça podiam concorrer ao cargo. Um Projeto de Lei enviado ao Legislativo pelo MP, com o apoio da CONAMP, modificou a legislação estadual que trata do assunto, permitindo aos promotores a candidatura. Natural de Goiana, na Mata Norte de Pernambuco, Aguinaldo Fenelon de Barros é graduado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco e especialista em Processo Civil pela mesma instituição. Exerceu o cargo de oficial de Justiça no Tribunal de Justiça de Pernambuco, entre 1989 e 1992. Aprovado em concurso público para o cargo de promotor de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, em 1992, ingressou na carreira ministerial no mesmo ano e assumiu a Promotoria de Palmeirina. Depois, passou pelas Promotorias das cidades de Angelim, Ferreiros, Goiana, Itamaracá, Abreu e Lima, Paulista, Olinda e Recife. Atualmente, é o 13º promotor de Justiça Cível da capital.

Portaria estabelece diretrizes sobre o uso da força
19/01/2011

A Secretaria Nacional de Segurança Pública - Senasp, do MJ, e a Secretaria de Direitos Humanos - SEDH, da presidência da República, elaboraram juntas portaria que regula o uso da força e de armas de fogo por agentes de segurança pública. A norma foi publicada no D.O.U. do dia 3 de janeiro. O objetivo é reduzir gradativamente os índices de letalidade nas ações envolvendo profissionais de segurança - policiais Federais, rodoviários Federais, policiais Estaduais (civil e militar) e guardas municipais. Agentes do Departamento Penitenciário Nacional do MJ, que não são policiais mas têm autorização para usar armas, também estão enquadrados na norma.


Leia mais

Dr. Amadeus Lopes Ferreira empossado na presidência da APMP
19/01/2011

O promotor de Justiça Amadeus Lopes Ferreira foi empossado no dia 14 de janeiro na presidência da Associação Paraibana do Ministério Público (APMP). Ele substitui João Arlindo Corrêa Neto, que presidia a entidade desde 2007 e, atualmente, é também o 1º vice-presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP).


Leia mais

Livro - Execução da Sentença na Justiça Militar
14/01/2011

A Editora Juruá acaba de lançar a 3ª edição - revista e atualizada, do livro "A EXECUÇÃO DA SENTENÇA NA JUSTIÇA MILITAR", autoria de Jorge Cesar de Assis e Cláudia Rocha Lamas. A obra encontrava-se defasada, e foi totalmente atualizada, ampliada e passou por nova diagramação. Também deve ser anotado que é a primeira publicação da Novel Biblioteca de Estudos de Direito Militar, linha de publicação específica da Editora Juruá.


Leia mais

Dr. Cláudio Soares Lopes é nomeado PGJ do Rio de Janeiro
07/01/2011

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, nomeou o Procurador-Geral de Justiça do estado, Cláudio Soares Lopes, para o segundo mandato à frente do Ministério Público carioca. O ato de nomeação foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (04). Com a recondução ao cargo, Cláudio Lopes chefiará a instituição durante o biênio 2011/2013. A solenidade de posse está marcada para o próximo dia 17 de janeiro, na sede do MP/RJ.


Leia mais