Está previsto para a próxima segunda-feira, dia 18 de abril, a apuração dos votos dos candidatos a Lista Tríplice do MPM para composição do CNMP.
Também na próxima segunda-feira (18), serão escolhidos os três membros do Ministério Público dos estados que irão compor o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Os nomes serão indicados em eleição realizada pelo Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG). Concorrem às vagas do MPE no CNMP os promotores e procuradores escolhidos, também em eleição, pelos membros dos Ministérios Públicos dos estados. O prazo para a indicação dos candidatos dos MPEs termina nessa sexta-feira (15). Os três nomes mais votados pelo CNPG na segunda serão encaminhados ao Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel. Os indicados deverão ser sabatinados pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal e então precisam ser aprovados pelo plenário da Casa. Depois da aprovação, os nomes passam ainda pela sanção da presidente da República, Dilma Rousseff. O Conselho Nacional do Ministério Público foi criado pela Emenda 45, a Reforma do Judiciário, em 2004. O colegiado é composto por 14 conselheiros: cinco do Ministério Público da União, três do MP dos Estados, dois juízes, dois advogados e dois cidadãos. Entre as competências do órgão de controle externo do MP estão zelar pela autonomia funcional e administrativa da instituição; apreciar a legalidade dos atos administrativos praticados por membros ou órgãos do Ministério Público da União e dos estados; receber reclamações contra membros ou órgãos do MP; e propor providências que julgar necessárias sobre a situação do Ministério Público no País.
A Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (AMPDFT) realizou, no dia 6/5, a posse da nova diretoria. Antonio Marcos Dezan assumiu a presidência da entidade, no lugar de Carlos Alberto Cantarutti. A solenidade ocorreu em Brasília, na sede social da AMPDFT. O presidente da Associação Nacional do Ministério Público Militar (ANMPM), Marcelo W. R. de Souza, representou a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) na cerimônia.
Norma Angélica Reis Cavalcanti foi eleita, nesta sexta-feira (06), presidente da Associação do Ministério Público da Bahia (Ampeb). Ela substituirá Jânio Braga e ficará à frente da entidade no biênio 2011/2013.
O MPM, escolheu ontem o nome de sua representante junto ao Conselho Nacional do Ministério Público, foi aprovado em votação a recondução da Conselheira Maria Ester Henriques Tavares.
O Vice-Presidente da ANMPM, Ailton José da Silva, representa a Associação em reunião da CONAMP. Nesta sexta-feira em Vitória-ES.