Notícias

Presidente do Senado recebe as 11 propostas da Comissão de Reforma Política 23/05/2011

Os 11 projetos de lei e propostas de emenda à Constituição aprovadas pela Comissão da Reforma Política foram entregues no dia 18/5, pelo senador Francisco Dornelles (PP-RJ) e por outros senadores do colegiado ao presidente do Senado, José Sarney. As propostas devem ser lidas em Plenário nesta quarta e seguem depois para análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Ao receber as versões finais dos anteprojetos durante a cerimônia realizada na sala de audiências da presidência, Sarney elogiou a maneira como o presidente da comissão, Francisco Dornelles, conduziu os trabalhos e agradeceu aos integrantes do colegiado pelo esforço para apresentação das decisões no prazo estabelecido. CCJ O presidente da CCJ, Eunício Oliveira, apresentou um cronograma para o exame das matérias na comissão e garantiu que o colegiado votará todos os projetos até 6 de julho. De acordo com o calendário definido, a CCJ deve começar a debater as proposições na reunião da próxima semana. A Comissão da Reforma Política foi instalada no dia 22 de fevereiro. O grupo, formado por 15 parlamentares, aprovou propostas referentes a 15 temas. O conjunto de sugestões inclui, entre outros assuntos, o fim das coligações partidárias, o financiamento público de campanha e a mudança do sistema eleitoral para proporcional com lista fechada nas disputas do Legislativo. Anteprojetos apresentados pela Comissão da Reforma Política PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Suplência de senador: reduz de dois para um o número de suplentes de senador e veda a eleição de suplente que seja cônjuge, parente consaguíneo ou afim, até o segundo grau ou por adoção do titular. Data de posse e duração de mandato: estabelece mandato de cinco anos para presidente da República, governador e prefeito. O primeiro tomará posse em 15 de janeiro e os dois outros cargos em 10 de janeiro Fim da reeleição: torna inelegível presidente da República, governador e prefeito para os mesmos cargos, no período subseqüente. Coligações: permite coligações eleitorais apenas nas eleições majoritárias (presidente da República, governador e prefeitos). Candidatura avulsa: acaba com a exigência de filiação partidária para candidatos em eleições municipais. Sistema eleitoral: institui o sistema eleitoral proporcional de listas preordenadas nas eleições para a Câmara dos Deputados, respeitada a alternância de um nome de cada sexo. Referendo: estabelece que lei ou emenda constitucional que altere o sistema eleitoral seja aprovada em referendo para entrar em vigor. PROJETOS DE LEI DO SENADO Domicílio eleitoral: veda a transferência de domicílio eleitoral de prefeitos e vice-prefeitos durante o exercício do mandato. Fidelidade partidária: prevê a perda de mandato por desfiliação partidária em casos nos quais não se configure incorporação ou fusão de legenda, criação de novo partido, desvio de programa partidário e grave discriminação pessoal. Cláusula de desempenho: inclui entre os critérios em vigor para funcionamento partidário na Câmara eleger e manter filiados no mínimo três deputados, de diferentes estados. Financiamento público de campanha: destina recursos ao Tribunal Superior Eleitoral em valor correspondente a R$ 7,00 por eleitor inscrito, a serem aplicados exclusivamente por partidos políticos e respectivos candidatos nas campanhas eleitorais.

Presidente nomeia três ministros para o STJ
23/05/2011

A presidente Dilma Rousseff nomeou nesta sexta-feira três ministros para o Superior Tribunal de Justiça (STJ). A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União e ainda não há data marcada para a posse. Os contemplados ocuparão vagas de ministros aposentados.


Leia mais

Alexandre Camanho assume presidência da ANPR
19/05/2011

A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) está com nova diretoria. Alexandre Camanho de Assis, procurador regional da República, assumiu a presidência da entidade, no lugar de Antonio Carlos Bigonha. A solenidade de posse foi realizada em Brasília e contou com a participação do presidente da Associação Nacional do Ministério Público Militar - ANMPM.


Leia mais

Assembleia do RS institui a tradução de expressões estrangeiras
11/05/2011

Assembleia gaúcha aprova PL 156/09 (confira abaixo) que institui obrigatoriedade da tradução de expressões estrangeiras para a língua portuguesa em todo "documento, material informativo, propaganda, publicidade ou meio de comunicação" no âmbito do Estado do RS, sempre que houver em nosso idioma palavra ou expressão equivalente.


Leia mais

Bolívia quer saída para o mar
11/05/2011

O governo boliviano espera que o juiz espanhol Baltasar Garzón, participe da equipe de expertos estrangeiros que preparam uma demanda contra o Chile, perante Tribunal Internacional para conseguir uma saída para o Pacífico. O presidente boliviano, Evo Morales, adiantou que seu governo realiza contatos com juristas argentinos e nicaraguenses que já tenham experiências em litígios internacionais.


Leia mais