O total de pessoas solicitando asilo ou refúgio em países industrializados cresceu 17% no primeiro semestre, em comparação ao mesmo período de 2010, informou nesta terça-feira o Acnur (Alto Comissariado da ONU para Refugiados). O número para este ano, segundo a agência, deve ser mais do que o dobro do anterior e o maior dos últimos oito anos, refletindo em parte as crises do Norte da África, da Costa do Marfim e da Somália.
De janeiro a junho, 420 mil pessoas solicitaram refúgio no mundo, contra 198,3 mil no mesmo período do ano passado. Como nos anos anteriores, o maior afluxo veio de Afeganistão, China, Sérvia (incluindo Kosovo), Irã e Iraque, segundo o relatório semestral do Acnur, intitulado Níveis e Tendências do Asilo em Países Industrializados. A agência salientou que a cifra só abrange solicitantes de refúgio - dos quais muitos acabam devolvidos aos seus países de origem -, e não os que efetivamente conseguem o benefício. O número também não inclui imigrantes, sejam legais ou não. Os EUA foram o país que mais receberam solicitações no primeiro semestre, 36,4 mil, seguidos por França (26,1 mil) e Alemanha (20,1 mil). Uma exceção na tendência de alta foi a Austrália e a Nova Zelândia, onde o número de solicitações caiu de 6.300 no primeiro semestre de 2010 para 5.100 no semestre passado. Fonte: OGlobo
Pedido de providências interposto pela Procuradoria de Justiça Militar em Santa Maria, requerendo alterações na Resolução que dispõe sobre os concursos públicos para ingresso na carreira da magistratura, é provido pelo Conselho Nacional de Justiça.
José Augusto Cutrim Gomes venceu as eleições da Associação do Ministério Público do Maranhão (Ampem). Ele foi eleito, nesta sexta-feira (09), pela chapa Unidade e Ação, que recebeu 187 votos, contra 153, da chapa Ampem Amiga. O novo presidente irá substituir Doracy Reis e ficará à frente da Ampem até 2014.
Representantes da Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público da União (Frentas) foram recebidos nesta quinta-feira, 27, pelo procurador-geral da República, Roberto Monteiro Gurgel, para discutir uma proposta alternativa de recomposição inflacionária dos subsídios. Na reunião, os integrantes da Frente apresentaram a proposta de que o reajuste seja concedido de forma escalonada, em quatro parcelas: 5,25% retroativo a janeiro deste ano; 4,81% a serem pagos em janeiro; uma terceira, de 4,81%, em julho de 2012, e uma quarta parcela, de 4,81%, para janeiro de 2013.
A Diretoria da ANMPM no objetivo de agregar cada vez mais os seus Associados, inclusive nas figuras de seus dependentes e considerando a realização do Colégio de Procuradores, no próximo dia 10, vem propor ao Colega o debate concernente a duas propostas de alteração dos seus Estatutos.