Entre 1º de dezembro de 2010 e 30 de novembro de 2011, a Corregedoria Nacional do MP recebeu 435 processos, sendo 391 reclamações disciplinares contra membros do MP.
Os dados fazem parte do relatório de atividades de 2011, assinado em dezembro pelo corregedor nacional Jeferson Coelho. O balanço aponta que 410 processos foram arquivados, a maior parte (273) por atuação suficiente do órgão de disciplinar de origem. Nesses casos, o corregedor considerou que a unidade do MP local já havia tomado as providências necessárias, conferindo ou não punição. O documento também mostra que houve 19 revisões de processo disciplinar, 18 sindicâncias, 7 inspeções e nenhuma correição. No mesmo período de 2009/2010, a corregedoria autuou 529 processos. Os trabalhos foram realizados com auxílio de 7 membros auxiliares, promotores ou procuradores com dedicação exclusiva, 27 servidores e um estagiário. Inspeções A Corregedoria Nacional realizou, em 2011, inspeções em dois Estados: SP e RN. O objetivo foi verificar a regularidade administrativa e funcional das unidades do MP. Sete sedes foram visitadas em 2011. Em SP, a equipe esteve no MPM, MPT, Procuradoria Regional da República e na Procuradoria da República no Estado. No RN, membros do conselho, auditores e servidores visitaram o MP/RN, o MPF e o MPT. Em paralelo ao trabalho de inspeção, a equipe realizou atendimento ao público. Os interessados procuraram o CNMP para fazer críticas, denúncias, elogios ou sugestões à atuação de promotores e procuradores e aos serviços prestados pelas unidades do MP. "As inspeções são parte importante o trabalho da Corregedoria. Para 2012, esperamos visitar pelo menos cinco Estados", afirmou Jeferson Coelho. Os resultados da inspeção realizada em SP já foram compilados e podem ser conferidos no relatório de inspeções. Os dados sobre o RN serão sistematizados e apreciados pelo Plenário do Conselho em 2012. Corregedorias-Gerais A Corregedoria Nacional acompanha as atividades desenvolvidas pelas Corregedorias-Gerais dos MPs estaduais e dos ramos do MP da União: MPF, MPT, MPM e MP/DF. De 1º dezembro de 2010 a 30 de novembro de 2011, 78 procedimentos administrativos disciplinares foram encerrados nas Corregedorias Gerais com aplicação de penalidade. Só o MP de SP concluiu 12 processos determinando algum tipo de punição, o maior número entre as unidades do MP.
Clique aqui e veja o relatório na íntegra.O procurador de Justiça Gilberto Giacoia foi nomeado, nesta quinta-feira (15/3), pelo governador do Paraná, Beto Richa, para o cargo de procurador-geral de Justiça do estado. Ele foi o candidato mais votado na última eleição realizada.
"Escolha a hora e as palavras certas, mas não espere nem mais um dia para terminar este relacionamento." Este trecho poderia ter sido retirado de uma conversa entre mãe e filho ou entre amigos, mas, na verdade, é um despacho que se encontra em processo da 7ª vara da Fazenda Pública de Porto Alegre/RS.
O presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), César Mattar Jr., foi reeleito, para o cargo, por aclamação, pelo Conselho Deliberativo da entidade. A eleição por aclamação deu-se por proposição do presidente da Associação do Ministério Público do Rio de Janeiro (Amperj) e ex-presidente da CONAMP, Marfan Martins Vieira.
Em votação realizada neste sábado (10), foram escolhidos os integrantes da nova diretoria e conselho fiscal da Associação Goiana do Ministério Público (AGMP), para o biênio 2012/2014. O promotor de Justiça Alencar José Vital foi eleito presidente da entidade, com 225 votos. A posse dos novos dirigentes da entidade será realizada em 3 de janeiro do próximo ano.