Roberto Monteiro Gurgel, Procurador-Geral da República, impetrou na sexta-feira (14/09)
Mandado de Segurança para garantir a integridade do projeto de lei orçamentária (PLOA) do Ministério Público da União para 2013. O objeto do Mandado de Segurança foi o corte do PLOA realizado pelo Executivo que retirou da proposta o percentual previsto para reajuste dos vencimentos do Ministério Público, determinando a inclusão de 5%, primeira parcela dos 15,8 %, decididos pelo Planalto. Por primeira vez se questiona ato do executivo que restringe a autonomia administrativa do Ministério Público da União, uma vez que a proposta apresentada pelo Procurador-Geral respeita os limites estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias.
A Conselheira Tais Schilling Ferraz recebeu nesta quarta-feira Presidentes de diversas Associações do Ministério Público. O Presidente da ANMPM, Ailton José da Silva, juntamente com os Presidentes da ANPT, Carlos Eduardo de Azevedo Lima, da ANPR, Alexandre Camanho de Assis e da CONAMP, César Bechara Nader Mattar Júnior, este acompanhado por integrantes da Diretoria da CONAMP, participaram da apresentação de campanha pertinete a estratégia nacional de segurança pública.
A Associação Nacional dos Magistrados Estaduais (Anamages) impetrou Mandado de Segurança (MS 31580) no Supremo Tribunal Federal (STF) no qual pede liminar para suspender os efeitos da resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que obrigou todos os tribunais do País a tornarem pública a remuneração de cada servidor, bem como o subsídio de magistrado. Para a entidade, a determinação viola o direito constitucional à inviolabilidade da intimidade, da privacidade e do sigilo de dados de seus associados, nos termos do artigo 5º, incisos X e XII, da Constituição Federal.
O presidente da ANMPM, Ailton José da Silva, acompanhando o Presidente da Conamp, Cesar Mattar e o Procurador-Geral do Ministério Público Militar, Marcelo Weitzel Rabello de Souza se reuniram nesta terça-feira com o Procurador Regional da República Douglas Fischer, no Gabinete do Senador Pedro Taques, para discutir aspectos do Projeto do Código Penal, PLS 236/2012, e as implicações no Código Penal Militar.
Em audiência com o Senador Cristovam Ricardo Cavalcante Buarque (PDT-DF) agendada pela CONMAP, por seu Presidente Cesar Mattar, participaram a ANMPM, ANPT E ANPDFT, tendo por pauta a discussão da PEC 44/2012