PPS divulga nota pública contra a PEC DA IMPUNIDADE O Diretório Nacional do Partido Popular Socialista (PPS), através do presidente do partido, o deputado federal Roberto Freire (PPS/SP), divulgou nota pública contra a Proposta de Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 37/11, conhecida como PEC DA IMPUNIDADE. De acordo com o documento, a mudança que a PEC propõe é um retrocesso e uma tentativa de esvaziamento das funções importantíssimas que exerce o MP no regime democrático. "O PPS reafirma a defesa do trabalho independente que a instituição, tão essencial à democracia, exerce no país", afirma o presidente do PPS.
Ainda de acordo com a nota, não se pode prescindir da participação do MP nas investigações. "O Ministério Público autônomo foi uma das grandes conquistas do povo brasileiro na Constituição de 1988, com significativa colaboração do PCB e agora o PPS conclama a sociedade a defendê-lo. Pela Justiça e pelo estado de direito!." Confira a nota na íntegra: O PPS - Partido Popular Socialista - vem a público externar seu repúdio à PEC (Proposta de Emenda à Constituição) aprovada por uma comissão especial da Câmara dos Deputados que retira do Ministério Público a competência de promover investigações, deixando essa atribuição somente às polícias Civil e Federal. O partido considera essa mudança um retrocesso e uma tentativa de esvaziamento das funções importantíssimas que exerce o MP no regime democrático. O PPS reafirma a defesa do trabalho independente que a instituição, tão essen cial à democracia, exerce no país. Não se pode prescindir da participação do MP nas investigações. Por isso mesmo, pouquíssimos países democráticos em todo o mundo tomam semelhante atitude. O Brasil definitivamente não pode se juntar a eles. Afinal, graças ao MP ações como a que desbaratou o esquema do mensalão estão sendo julgadas agora pelo Supremo Tribunal Federal. O Ministério Público autônomo foi uma das grandes conquistas do povo brasileiro na Constituição de 1988, com significativa colaboração do PCB e agora o PPS conclama a sociedade a defendê-lo. Pela Justiça e pelo estado de direito! Roberto Freire Presidente nacional do PPS. (FONTE INFORME CONAMP)
O procurador-geral da República (PGR), Roberto Gurgel, recebeu nesta quinta-feira (8/11) a visita de representantes de entidades associativas do Ministério Público da União. Os presidentes da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), da Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (AMPDFT) e o Diretor José Carlos Couto do Carvalho da Associação Nacional do Ministério Público Militar (ANMPM) estiveram presentes à reunião.
Nesta quarta-feira (24/10) foi inaugurada a galeria de fotos dos Corregedores-Gerais do Ministério Público Militar, contendo, em ordem cronológica, fotos de todos os corregedores-gerais do MPM desde 1983. Desses, estiveram presentes à solenidade: Marco Antonio Pinto Bittar; João Ferreira de Araújo; José Carlos Couto de Carvalho; Mário Sérgio Marques Soares; Roberto Coutinho; Marisa Terezinha Cauduro da Silva; Péricles Aurélio Lima de Queiroz; e, Nelson Luiz Arruda Senra. A ANMPM esteve presente na solenidade parabenizando os colegas pela justa homenagem.
O Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça (CNPG) está sob novo comando e diretoria. A solenidade de posse aconteceu na noite da última sexta-feira (19), na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, em João Pessoa. A presidência do colegiado foi assumida pelo procurador-geral do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Oswaldo Trigueiro do Valle Filho.
A Conselheira Tais Schilling Ferraz recebeu nesta quarta-feira Presidentes de diversas Associações do Ministério Público. O Presidente da ANMPM, Ailton José da Silva, juntamente com os Presidentes da ANPT, Carlos Eduardo de Azevedo Lima, da ANPR, Alexandre Camanho de Assis e da CONAMP, César Bechara Nader Mattar Júnior, este acompanhado por integrantes da Diretoria da CONAMP, participaram da apresentação de campanha pertinete a estratégia nacional de segurança pública.