A Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público da União (FRENTAS) se reuniu hoje com a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) para tratar de assuntos de interesse do MP e da Magistratura, como o Adicional por Tempo de Serviço (ATS) e o diálogo com o Supremo Tribunal Federal (STF). A 1º vice-presidente da CONAMP, Norma Angélica Cavalcanti, representou a entidade na ocasião
Estiveram presentes na reunião o presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Renato Henry Sant’Anna, o presidente da Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (AMPDFT), Antonio Marcos Dezan, o presidente da Associação Nacional do Ministério Público Militar (ANMPM), Ailton José da Silva, o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Nino Oliveira Toldo, o presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Carlos Eduardo de Azevedo Lima, a vice-presidente da entidade, Daniela Varandas, o vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), José Robalinho Cavalcanti, o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros ( AMB), Nelson Calandra, o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça Militar da União (Amajum), José Barroso Filho, e o diretor da Associação dos Magistrados do Distrito Federal e Territórios (Amagis DF), Sebastião Coelho da Silva. Entre os assuntos da pauta constou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 68 de 2011, de autoria do senador Humberto Costa (PT/PE), que trata sobre o ATS. Em novembro do ano passado, o relator da proposta, o senador Gim Argello (PTB/DF), apresentou na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado parecer reformulando as propostas em andamento relativas ao tema, com a concentração de todas elas na PEC 68. Além disso, os integrantes da Frente produziram nota pública reforçando o “diálogo institucional democrático, amplo e transparente com o Supremo Tribunal Federal (STF)”. Através do documento, a CONAMP, a FRENTAS e a AMB manifestaram “irrestrita solidariedade aos Magistrados brasileiros e reafirmam o compromisso da Magistratura e do Ministério Público com a prestação jurisdicional célere e de qualidade, pautada na liberdade e independência funcional.” Confira abaixo a íntegra da nota: NOTA PÚBLICA A Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público da União – FRENTAS, AMB – Associação dos Magistrados Brasileiros e CONAMP – Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, vem a público: 1. manifestar irrestrita solidariedade aos Magistrados brasileiros e reafirmar o compromisso da Magistratura e do Ministério Público com a prestação jurisdicional célere e de qualidade, pautada na liberdade e independência funcional; 2. defender um sistema isonômico de direitos, vantagens e prerrogativas para os respectivos Membros, pugnando pelo diálogo institucional democrático, amplo e transparente com o Supremo Tribunal Federal (STF). Brasília, 06 de março de 2013 Fonte:CONAMP
Estão abertas as inscrições para o seminário internacional “O papel do Ministério Público na investigação criminal - Visão Latino-Americana e Europeia”. O evento será realizado nos dias 11 e 12 de março, no auditório da Procuradoria Geral da República (PGR). Para se inscrever, é necessário preencher o formulário no site da PGR. A coordenação do evento é da subprocuradora-geral da República Ela Wiecko.
O procurador de Justiça do Distrito Federal e Territórios Rogerio Schietti Machado Cruz, o procurador de Justiça do Rio Grande do Sul Mauro Henrique Renner e o procurador de Justiça do Ministério Público Federal Francisco Xavier Pinheiro Filho são os três escolhidos para integrar lista tríplice de candidatos à vaga de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Eles foram eleitos em sessão do Pleno na tarde desta quarta-feira (6).
O Plenário do Senado Federal aprovou, por maioria dos votos (45 sim e 19 não), a indicação do Senhor LUIZ MOREIRA GOMES JÚNIOR, representante da Câmara dos Deputados, para compor o Conselho Nacional do Ministério Público. O primeiro mandato aconteceu no biênio compreendido entre julho de 2010 e julho de 2012. A indicação será encaminhada a presidente da República para nomeação na forma de decreto a ser publicado no Diário Oficial da União.
A Associação Nacional do Ministério Público, CONAMP, realizou no dia 26 de fevereiro, reunião deliberativa visando discutir pontos do interesse do Ministério Público Brasileiro. um dos temas principais foi a estratégia que cuida das ações contra a tramitação da PEC 37, denominada PEC da impunidade.