Nesta segunda-feira foi realizada solenidade de abertura do “Seminário Internacional: o papel do Ministério Público na investigação criminal”. Na palestra de abertura o Procurador-Geral da República Roberto Monteiro Gurgel, destacou a importância da atuação do Ministério Público como órgão atuante nas investigações criminais e o grande avanço para a sociedade da previsão constitucional desta atuação.
No mesmo sentido e fazendo um paralelo entre a atuação do Ministério Público brasileiro e o Ministério Público de Portugal o Presidente do Movimento Europeu de Magistrados para Democracia e a Liberdade, Antonio Cluny. ressaltou a importância do Ministério Público para a defesa do devido processo legal e das garantias constitucionais no desempenho da atividade de investigação no processo penal. Os Presidentes da ANMPM, ANPT, ANPR e AMPDFT, que também representou a CONAMP, estiveram presentes na solenidade de abertura. O seminário termina nesta terça-feira.
Durante o “Seminário Internacional: O Papel do Ministério Público na Investigação Criminal”, a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), a Procuradoria Geral da República (PGR), o Movimento do Ministério Público Democrático (MPD) e outras entidades, divulgaram a Carta de Brasília. O documento defende o poder investigatório do MP.
O Conselho Nacional dos Membros do Ministério Público (CNMP) realiza, nestas quarta (13) e quinta-feiras (14), a 3º sessão ordinária e a 2º sessão extraordinária, respectivamente. Presidentes de associações estaduais do Ministério Público acompanharão as sessões.
O promotor de Justiça Militar Otávio Bravo irá integrar a Comissão da Verdade do Estado do Rio de Janeiro. O convite para o membro do MPM compor o grupo foi feito pelo secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira. Em decreto que deve ser publicado no Diário Oficial da próxima segunda-feira, o governador Sérgio Cabral detalha como vai funcionar o órgão, que terá como função investigar os crimes cometidos no estado durante a ditadura militar.
Foi lançado a 7ª edição da Revista de Criminologia e Ciências Penitenciárias, do Programa de Estudos em Criminologia e Ciências Penitenciárias - PROCRIM, que conta com vários artigos superinteressantes, que versam acerca dos mais diversos temas, e que merece atenção especial por parte de todos que trabalham e militam no sistema prisional brasileiro, bem como na área de saúde pública. Vale ainda salientar que se trata de uma Revista Internacional Online de cunho científico, visando exclusivamente, o desenvolvimento técnico dos profissionais de diversas áreas. Desejamos, assim, o nosso leitor boa leitura e reflexão sobre essas questões! Fonte: PROCRIM rvelloso@ajato.com.br www.procrim.org/revista