O Conselho Deliberativo da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) se reuniu ontem (20) e hoje (21), em Brasília. Além dos membros da diretoria da entidade e os presidentes das associações afiliadas, participaram também o presidente da Associação Nacional do Ministério Público Millitar (ANMPM), Ailton José da Silva, o presidente em exercício da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), José Robalinho Cavalcanti, e o diretor executivo do Movimento do Ministério Público Democrático (MPD), Roberto Livianu.
A Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) se reuniu, hoje (15) com a bancada cearense da Câmara dos Deputados. O objetivo da reunião foi discutir assuntos de interesse do MP e propostas legislativas em tramitação no Congresso Nacional, como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37/11. A matéria garante exclusividade na investigação criminal pelas polícias civil e federal.
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (08/05), a indicação do Procurador de Justiça Militar Antonio Pereira Duarte para o cargo de Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público, biênio 2013/2015.
A Articulação Brasileira Contra a Corrupção e a Impunidade (ABRACCI), por meio de manifesto, convida as organizações da sociedade civil brasileiras a se manifestarem contra a Proposta de Emenda Constitucional 37/11, que retira do Ministério Público e de outras instituições a competência de promover investigações, conferindo exclusividade dessa atribuição às polícias Civil e Federal. Para a ABRACCI a aprovação da PEC nº 37 significa um retrocesso para o regime democrático brasileiro e para a luta contra a corrupção e a impunidade.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, criticou nesta sexta-feira (05) a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 37/11, que pretende limitar os poderes de investigação do Ministério Público.