Notícias

ANMPM postula habilitação como "amicus curiae" na ADI 5804. 21/11/2017

A ANMPM ingressou com pedido de habilitação como “Amigo da Corte” nos autos de ADI 5804, intentada pela Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol), que formula pedido de declaração de inconstitucionalidade da novel Lei nº 13;491/2017.

De acordo com a petição encaminhada ao Relator do Processo, Ministro Gilmar Mendes, o que se objetiva com o pleito de habilitação é a defesa das atribuições dos Associados da ANMPM, em consonância com a preservação do interesse público, de maneira a poder ofertar razões e elucidar pontos relevantes da demanda, com o fim de contribuir para o julgamento do objeto da mencionada Ação, pronunciando-se acerca de questões de fato e de direito envolvidas na quaestio.

Neste diapasão, foi esclarecido que a Associação Nacional do Ministério Público Militar é instituição com 39 anos de existência, constituída para defender os interesses do Ministério Público Militar, como instituição nacional permanente, essencial à função Jurisdicional do Estado, bem como promover, assegurar e garantir os direitos e prerrogativas dos Membros do Ministério Público Militar, representando judicialmente seus interesses coletivos. Evidenciou-se igualmente que, dentre as finalidades estatutárias, encontram-se a defesa, promoção e garantia das atribuições e prerrogativas dos Membros do Ministério Público Militar da União, representando-os perante os Tribunais e entes públicos nas situações em que possam ser afetados na livre, independente e autônoma execução de seu munus.

Em tais circunstâncias, devido a própria razão de ser da Instituição e de suas finalidades, cujo desiderato é também contribuir com as reflexões do STF sobre tema tão sensível, é que se aguarda pelo deferimento do ingresso na relação processual instaurada. 

Posse da nova diretoria da ANMPM - Biênio 2017/2019
27/10/2017

Em Cerimônia realizada no Auditório Adriana Lorandi, às 19h da última quarta-feira (25/10), tomaram posse os integrantes da nova Diretora da ANMPM, biênio 2017/2019.


Leia mais

Posse de novos integrantes do CNMP.
26/09/2017

Na última segunda-feira (25/9), na sede da PGR, em Brasília/DF, foram empossados 10 novos conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), biênio 2017-2019, dentre os quais o subprocurador-geral de Justiça Militar Marcelo Weitzel Rabello de Souza, associado titular e ex-presidente da ANMPM. A solenidade de posse, conduzida pela procuradora-geral da República e presidente do Conselho Nacional do Ministério Público, Raquel Dodge.


Leia mais

Homenagem a associado da ANMPM.
26/09/2017

O ministro do Superior Tribunal Militar Péricles Aurélio Lima de Queiroz, associado de longa data da ANMPM, foi homenageado, no último dia 18/9, na Procuradoria de Justiça Militar em Curitiba, local onde iniciou sua carreira no MPM, em 1981, como promotor de Justiça Militar. Também na PJM Curitiba, foi promovido a procurador, lá permanecendo até a promoção a subprocurador-geral de Justiça Militar, em 1995.


Leia mais

Reunião das associações do MPU com a nova Secretária-Geral.
22/09/2017

A ANMPM, representada pelo presidente Clauro Bortolli e o futuro presidente Antônio Duarte, participou, no último dia 20/9, conjuntamente com a direção da ANPR, da ANPT e da AMPDFT, de reunião com a nova secretária-geral do MPU, a Procuradora Regional da República Zani Cajueiro Tobias de Souza.


Leia mais