Em Cerimônia realizada no Auditório Adriana Lorandi, às 19h da última quarta-feira (25/10), tomaram posse os integrantes da nova Diretora da ANMPM, biênio 2017/2019.
Abrindo os discursos, o Procurador Geral de Justiça Militar, Jaime de Cássio Miranda, após cumprimentar o Dr Clauro Roberto de Bortolli pelo trabalho realizado na presidência da entidade e agradecer pela salutar parceria em eventos da PGJM, saudou os novos dirigentes, assinalando a importância da atuação associativa. Logo a seguir, o Vice-Presidente da CONAMP, Victor Hugo Palmeiro de Azevedo, também enalteceu a gestão de Clauro de Bortolli e sua Diretoria, homenageando-o com uma placa. Por sua vez, o presidente sucedido, teceu considerações em torno dos desafios enfrentados e do quão gratificante foi ter presidido a ANMPM, agradecendo pelo convívio construtivo com as lideranças associativas. Por fim, augurou pleno sucesso ao novo Presidente e toda a diretoria empossada. Por fim, o novo Presidente, Antônio Pereira Duarte, destacou o importante esforço empreendido pela Diretoria anterior, com avanços significativos, inclusive no estreitamento de vínculos com as demais entidades, que certamente servirão de norte para a nova gestão. Parabenizou o Dr Bortolli e a Diretoria sucedida pela profícua administração e pelo legado ora transmitido. Assinalou, ainda, que todos os novos Diretores têm completa consciência dos grandes desafios porvindouros, de modo que não medirão esforços para fazer com que a ANMPM prossiga evoluindo e buscando os êxitos ansiados por todos os associados. Agradeceu, por fim, a confiança depositada pelos associados nos componentes da Chapa Evolução, ressaltando que a ANMPM continuará alinhada com as demais associações, na defesa inadiável dos interesses do MP brasileiro, tanto na esfera remuneratória, quanto das garantias e prerrogativas institucionais. Foram empossados: o presidente, Antônio Pereira Duarte; o vice-presidente, José Carlos Couto de Carvalho; o diretor-financeiro, Luiz Felipe Carvalho Silva; o diretor de assuntos jurídicos, Edmar Jorge de Almeida; o diretor de comunicação social, Adílson José Gutierrez; o diretor de assuntos institucionais, Mário Sérgio Marques Soares; e os diretores suplentes, Jorge Luiz Dodaro e André Luiz de Sá Santos. Não puderem comparecer ao evento os Diretores Luciano Moreira Gorrilhas e Sérgio Saldanha, respectivamente, Diretor-Secretário e Diretor Suplente, que tomarão posse na próxima Reunião a ser designada pela Presidência.
A ANMPM ingressou com pedido de habilitação como “Amigo da Corte” nos autos de ADI 5804, intentada pela Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol), que formula pedido de declaração de inconstitucionalidade da novel Lei nº 13;491/2017.
Na última segunda-feira (25/9), na sede da PGR, em Brasília/DF, foram empossados 10 novos conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), biênio 2017-2019, dentre os quais o subprocurador-geral de Justiça Militar Marcelo Weitzel Rabello de Souza, associado titular e ex-presidente da ANMPM. A solenidade de posse, conduzida pela procuradora-geral da República e presidente do Conselho Nacional do Ministério Público, Raquel Dodge.
O ministro do Superior Tribunal Militar Péricles Aurélio Lima de Queiroz, associado de longa data da ANMPM, foi homenageado, no último dia 18/9, na Procuradoria de Justiça Militar em Curitiba, local onde iniciou sua carreira no MPM, em 1981, como promotor de Justiça Militar. Também na PJM Curitiba, foi promovido a procurador, lá permanecendo até a promoção a subprocurador-geral de Justiça Militar, em 1995.
A ANMPM, representada pelo presidente Clauro Bortolli e o futuro presidente Antônio Duarte, participou, no último dia 20/9, conjuntamente com a direção da ANPR, da ANPT e da AMPDFT, de reunião com a nova secretária-geral do MPU, a Procuradora Regional da República Zani Cajueiro Tobias de Souza.