O ministro do Superior Tribunal Militar Péricles Aurélio Lima de Queiroz, associado de longa data da ANMPM, foi homenageado, no último dia 18/9, na Procuradoria de Justiça Militar em Curitiba, local onde iniciou sua carreira no MPM, em 1981, como promotor de Justiça Militar. Também na PJM Curitiba, foi promovido a procurador, lá permanecendo até a promoção a subprocurador-geral de Justiça Militar, em 1995.
Na oportunidade, o ministro Péricles Aurélio foi presenteado com uma placa de agradecimento: “Com as homenagens e gratidão dos integrantes da PJM/Curitiba/PR – de ontem, de hoje e de sempre – pela valorosa contribuição e edificante convívio de V.Exa. no Ministério Público Militar, ao longo de 35 anos (1981-2016) de atividade ministerial, sendo 14 anos (1981-1995) nesta Procuradoria de Justiça Militar”. A Associação Nacional do Ministério Público Militar (ANMPM) foi a patrocinadora do coquetel do evento e da produção da placa de agradecimento. Outra lembrança marcante da trajetória do Min. Péricles, associada à capital paranaense, foi a participação no 1º Encontro Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça e Presidentes de Associação do Ministério Público, realizado em junho de 1986. Nesse encontro, foi elaborada e aprovada a Carta de Curitiba, que serviu de base para o atual desenho, atribuições, prerrogativas, direitos e defesas do Ministério Público brasileiro, tanto na Constituição Federal de 1988, como na Lei Complementar 75/93, a Lei Orgânica do MPU, e na Lei nº 8.625/93, a Lei Orgânica do Ministério Público dos Estados. Prestigiaram a homenagem, dentre outras autoridades, os juízes-auditores da 5ª Circunscrição Judiciária Militar Arizona D’Ávila Saporiti Araújo Júnior e Diógenes Moisés Pinheiro; o comandante da 5ª Região Militar, general de Brigada Aléssio Oliveira da Silva; o comandante do 20º Batalhão de Infantaria, coronel Gerson Rolim da Silva e o comandante do Cindacta II, coronel aviador Álvaro Wolnei Guimarães.
A ANMPM ingressou com pedido de habilitação como “Amigo da Corte” nos autos de ADI 5804, intentada pela Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol), que formula pedido de declaração de inconstitucionalidade da novel Lei nº 13;491/2017.
Em Cerimônia realizada no Auditório Adriana Lorandi, às 19h da última quarta-feira (25/10), tomaram posse os integrantes da nova Diretora da ANMPM, biênio 2017/2019.
Na última segunda-feira (25/9), na sede da PGR, em Brasília/DF, foram empossados 10 novos conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), biênio 2017-2019, dentre os quais o subprocurador-geral de Justiça Militar Marcelo Weitzel Rabello de Souza, associado titular e ex-presidente da ANMPM. A solenidade de posse, conduzida pela procuradora-geral da República e presidente do Conselho Nacional do Ministério Público, Raquel Dodge.
A ANMPM, representada pelo presidente Clauro Bortolli e o futuro presidente Antônio Duarte, participou, no último dia 20/9, conjuntamente com a direção da ANPR, da ANPT e da AMPDFT, de reunião com a nova secretária-geral do MPU, a Procuradora Regional da República Zani Cajueiro Tobias de Souza.