A ANMPM, representada pelo presidente Clauro Bortolli e o futuro presidente Antônio Duarte, participou, no último dia 20/9, conjuntamente com a direção da ANPR, da ANPT e da AMPDFT, de reunião com a nova secretária-geral do MPU, a Procuradora Regional da República Zani Cajueiro Tobias de Souza.
Na referida reunião, além de expressar as boas vindas e o desejo de um profícuo trabalho frente à Secretaria Geral do MPU, as associações trataram de inúmeras demandas administrativas/financeiras, em pauta conjunta de assuntos que abrangem as quatro associações do MPU. Também foram tratados, posteriormente, demandas que atingem mais diretamente cada um dos ramos. A nova Secretária-Geral do MPU mostrou-se bastante receptiva com as demandas associativas, solicitando que as mesmas sejam formalizadas - se ainda não o foram - junto à SG/MPU. Ainda, colocou-se à disposição das associações, também solicitando apoio nas demandas que envolvam questões afetas ao MPU e seus membros, notadamente aquelas que se encontram tramitando no Congresso Nacional.
A ANMPM ingressou com pedido de habilitação como “Amigo da Corte” nos autos de ADI 5804, intentada pela Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol), que formula pedido de declaração de inconstitucionalidade da novel Lei nº 13;491/2017.
Em Cerimônia realizada no Auditório Adriana Lorandi, às 19h da última quarta-feira (25/10), tomaram posse os integrantes da nova Diretora da ANMPM, biênio 2017/2019.
Na última segunda-feira (25/9), na sede da PGR, em Brasília/DF, foram empossados 10 novos conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), biênio 2017-2019, dentre os quais o subprocurador-geral de Justiça Militar Marcelo Weitzel Rabello de Souza, associado titular e ex-presidente da ANMPM. A solenidade de posse, conduzida pela procuradora-geral da República e presidente do Conselho Nacional do Ministério Público, Raquel Dodge.
O ministro do Superior Tribunal Militar Péricles Aurélio Lima de Queiroz, associado de longa data da ANMPM, foi homenageado, no último dia 18/9, na Procuradoria de Justiça Militar em Curitiba, local onde iniciou sua carreira no MPM, em 1981, como promotor de Justiça Militar. Também na PJM Curitiba, foi promovido a procurador, lá permanecendo até a promoção a subprocurador-geral de Justiça Militar, em 1995.