INSTAURAÇÃO DO CERTAME PARA ESCOLHA DOS MEMBROS DO CONSELHO FISCAL DA ANMPM, para o mandato 2019/2022, em conformidade com as disposições estatutárias e regimentais em vigor, art. 40, §§ 1º e 2º, arts. 21, 22, 23, 25 e 35 do Regimento Interno registrado e publicado aos 17 set 2018.
DO OBJETO DA SELEÇÃO
Art. 1º. Destina-se o vertente edital à convocação dos Associados da ANMPM, em dia com suas obrigações Institucionais, para concorrer às vagas (2) duas, para o Conselho Fiscal da entidade.
§ 1º. O direito de concorrer às vagas do certame restringir-se-á aos Associados Membros do MPM em atividade ou aposentados.
§ 2º. Terão direito ao sufrágio todos os Associados, ativos e inativos, bem como as (os) pensionistas, em dia com os deveres associativos.
DOS CANDITADOS
Art. 2º. Todos os Associados Membros Ativos e Aposentados do MPM estarão em condições de serem eleitos, desde que não sejam objeto de apurações penais, de improbidade ou violações dos deveres funcionais, ou já tenham sido sancionados por infrações penais, extrapenais ou funcionais nos últimos cinco anos.
P. único. Os nomes serão homologados pela Presidência, ouvidos o Diretor de Assuntos Jurídicos e o Diretor de Assuntos Institucionais que emitirão o nada a opor.
DO CERTAME
Art. 3º. Dentro do prazo fixado no cronograma constante do art. 11 do presente edital, deverão os candidatos oferecer seus nomes ao sufrágio.
Art. 4º. Encerrado o período de inscrição, no prazo de dois dias úteis, será divulgada a relação de candidatos habilitados às funções no Conselho Fiscal da ANMPM, abrindo-se o prazo de sete dias corridos para eleição dos nomes constantes da citada relação.
Art. 5º. Apurados os nomes dos dois candidatos mais votados, serão divulgados os vencedores e marcada a posse formal das funções para o mandato de três anos, contados da data da posse, não coincidente com os mandatos da Diretoria.
§ 1º. Poderá ser empossado o Membro mais votado que se seguir aos dois primeiros referidos no caput, na função de Membro Suplente do Conselho Fiscal.
§ 2º. O Membro Suplente somente atuará nas hipóteses de vacância dos titulares.
ATRIBUIÇÕES DOS MEMBROS DO CONSELHO FISCAL
Art. 6º. Os Membros do Conselho Fiscal depois de empossados terão autonomia e independência para o fiel cumprimento de suas funções regimentais e estatutárias em relação à Diretoria, reportando-se, quando julgarem pertinente, apenas à Assembleia Geral Ordinária ou Extraordinária.
Art. 7º. O Conselho Fiscal aporá o ciente aos Demonstrativos mensais disponibilizados aos Associados.
Art. 8º. Emitirá parecer ao Balanço Geral Anual da movimentação financeira e contábil, para aprovação ou implementação de providências reputadas indispensáveis, colocando-os à disposição dos Associados em seção específica da página da ANMPM.
Art. 9º. Dar parecer a toda despesa, investimento, apoio, auxílio ou emprego de recursos financeiros extraordinários da ANMPM.
DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 10. Os casos omissos serão dirimidos pela Presidência da ANMPM, ouvidos para emissão de parecer, os Diretores de Assuntos Jurídicos e de Assuntos Institucionais, seguindo-se para deliberação geral da Diretoria.
Art. 11. A eleição obedecerá ao seguinte Cronograma:
CRONOGRAMA DA ELEIÇÃO DO CONSELHO FISCAL DA ANMPM
ETAPAS | DATAS |
Divulgação do Edital | 19 de abril de 2019 |
Período de Inscrição | 22 a 26 de abril de 2019 |
Homologação dos nomes inscritos | 30 de abril |
Votação Eletrônica - site da ANMPM | 07 de maio de 2019 |
Divulgação do resultado | 07 de maio de 2019, após as 18hs. |
Brasília/DF, 19 de abril de 2019.
Antônio Pereira Duarte
Presidente da ANMPM
Na manhã dessa quinta-feira (04/04), o Presidente da ANMPM esteve presente na palestra inaugural da reunião do Grupo de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), transcorrida no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça Militar. Na ocasião, o Ministro Sérgio Moro abordou o tema: “Panorama Geral do Governo Federal no Enfrentamento da Corrupção Sistêmica”. Também estiveram presentes, o PGJM, Jaime de Cássio Miranda; o Conselheiro Nacional do MP, Marcelo Weitzel; o Diretor de Assuntos Jurídicos da ANMPM, Edmar Jorge de Almeida, além do Vice-Presidente da entidade, José Carlos Couto de Carvalho e do Diretor Financeiro, Luiz Felipe de Carvalho Silva, que também ocupa o cargo de secretário executivo adjunto do GNCOC.