O procurador-geral de Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte, foi recebido nesta tarde (16) pelo ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Jorge Antonio de Oliveira Francisco. No encontro, entre outros assuntos, foi discutido o regramento sobre armas e munições para membros do Ministério Público. Antônio Duarte relatou algumas preocupações manifestadas por integrantes do MP diante das alterações ocorridas na legislação referente a armamento, entre as quais: a transição entre SIGMA e SINARM; o embarque armado; e a importação de armamentos. O procurador-geral ressaltou que a atividade do Ministério Público foi reconhecida pelo Conselho Nacional do Ministério Público como de risco, nos termos da Resolução CNMP 156/2017. Assim, seria adequada a extensão, ao Ministério Público, da regulamentação prevista para outras carreiras engajadas na persecução criminal, com o estabelecimento de normas próprias para a utilização de armas de fogo de sua propriedade. O secretário recebeu o ofício com as considerações relacionadas ao tema, afirmando que irá analisá-lo e posteriormente conversar com o presidente da República, com vistas a incluir os pleitos do Ministério Público na adequação das normativas vigentes em matéria de arma de fogo, que serão apresentadas pela Presidência da República. Outra pauta tratada na reunião, foi a situação da obra da futura sede da Procuradoria de Justiça Militar no Rio de Janeiro. Como no encontro com o presidente da República, no início do mês, o procurador-geral Antônio Duarte pediu o apoio do ministro na busca por soluções para finalização da construção. Ainda durante o encontro, Antônio Duarte convidou Jorge Antonio a participar das celebrações do centenário do MPM, em especial, gravando um depoimento para o Projeto Relatos do Centenário: minha experiência com o MPM. Participaram também da reunião com o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República: o chefe de Gabinete da PGJM, Jorge Augusto Caetano de Farias; o diretor-geral do MPM, Alexander Jorge Pires; e o subchefe adjunto de Assuntos Institucionais da Secretaria-Geral da Presidência da República, Renato de Lima França. Noticia publicada por ASCOM MPM em 16 de junho de 2020.
Na última quarta feira, dia 03/06, o Diretor de Assuntos Institucionais da ANMPM, EDMAR JORGE DE ALMEIDA, participou da posse virtual da nova Diretoria da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Biênio 2020/2022). O novo Presidente é Eduardo de Brito Fernandes, que assumiu no lugar do Juiz Federal Fernando Mendes.
A iniciativa é da Associação Mineira do Ministério Público e será realizado entre os dias 15 e 18 de junho do corrente ano e as inscrições são exclusivas para membros do Ministério Público associados às entidades filiadas à CONAMP. Inscrições até o dia 11 de junho. Basta entrar em: ammp.org.br