Notícias

PROCURADOR-GERAL ANTÔNIO DUARTE TEM ENCONTRO COM COMANDANTE DA AERONÁUTICA 16/07/2020

O procurador-geral de Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte, fez uma visita nesta tarde (15) ao comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.
A institucionalização da Polícia Judiciária Militar foi um dos temas discutidos com o comandante da Aeronáutica. Como manifestado aos comandantes das demais Forças em encontros anteriores, Antônio Duarte relatou que sugeriu ao Ministro da Defesa a criação de grupo de trabalho, sob a coordenação do MD, com a participação do MPM e das três Forças, com vistas à regulamentação formal para atuação eficiente e técnica da Polícia Judiciária Militar da União. “A profissionalização da PJMU irá aprimorar e fortalecer as ferramentas investigatórias e periciais por meio de quadro técnico com formação adequada”, ponderou o procurador-geral.
Antônio Duarte também explicitou que considera essencial o desenvolvimento de tratativas no Congresso Nacional objetivando a ampliação da competência da JMU. Para o PGJM, é preciso aproveitar a especialização de tal braço do Poder Judiciário para que também atue nas questões cíveis, envolvendo desde o controle das punições disciplinares, como também os atos de improbidade e outros temas atinentes ao âmbito administrativo militar.
A situação da obra da futura sede da Procuradoria de Justiça Militar no Rio de Janeiro foi outro ponto tratado no encontro. Ação iniciada a partir da cessão de um terreno até então em poder da Aeronáutica, a construção, que também deverá acomodar as Auditorias da 1ª Circunscrição Judiciária Militar, aguarda a disponibilização de recursos para sua continuidade. O procurador-geral pediu o apoio do comandante na busca por uma solução favorável que permita a conclusão da obra que, pelo compartilhamento de instalações entre MPM e Justiça Militar, produzirá vários benefícios, entre os quais a economicidade, pela redução de custos administrativos, e a racionalização de procedimentos de tramitação entre as instituições.
O Centenário do Ministério Público Militar celebrado neste ano não poderia ficar fora da conversa. Antônio Duarte convidou o comandante Bermudez a participar das celebrações, em especial, gravando um depoimento para o Projeto Relatos do Centenário: minha experiência com o MPM.
O tenente-brigadeiro do ar Antonio Carlos Moretti Bermudez declarou apoio às iniciativas para institucionalização da Polícia Judiciária Militar da União e de ampliação da competência da JMU. Afirmou ainda que contribuirá na busca por maneiras para viabilizar a finalização da obra da PJM Rio de Janeiro.
O chefe de Gabinete do Comandante, major-brigadeiro do ar Pedro Luís Farcic, o assessor de Relações Institucionais da Aer, brigadeiro do ar Flávio Luiz de Oliveira Pinto, e o secretário de Relações Institucionais do MPM, Antonio Coutinho também participaram da reunião.

 

Noticia publicada por ASCON MPM em 15 de julho de 2020.

Leia mais

Seminário Nacional de Juízes, Procuradores, Promotores e Advogados Eleitorais (6° Senaje)
21/07/2020


Leia mais

FDUFBA 129 ANOS - PESQUISAS EM DIREITO PENAL, CRIMINOLOGIA E POLÍTICA CRIMINAL
20/07/2020


Leia mais

NOTÍCIA MPM
17/07/2020

MINISTÉRIO PUBLICO MILITAR DISCUTE PARTICIPAÇÃO EM TRIBUNAIS E ORGANISMOS INTERNACIONAIS COM MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES


Leia mais

PROCURADOR-GERAL TEM REUNIÃO COM COORDENADORA DO CPADSI
14/07/2020


Leia mais