No dia de ontem (27), o Ministro da Defesa, General Fernando de Azevedo e Silva, recebeu o Procurador-Geral de Justiça Militar, Antônio Duarte, acompanhado dos ex-Procuradores-Gerais, Marcelo Weitzel e Jaime de Cássio.
O objetivo do encontro foi coordenar as tratativas relacionadas à etapa final das obras na Procuradoria de Justiça Militar no Rio de Janeiro. As obras serão retomadas a partir de 2021, graças a uma parceria entre o Ministério Público Militar e o Comando da Aeronáutica, avalizado pelo Ministério da Defesa. A construção da nova sede na capital fluminense é fruto de um convênio firmado entre o MPM e a Aeronáutica, por intermédio do qual a FAB cedeu o terreno, e o Parquet Militar executou a primeira fase da construção. Quando a obra estiver concluída, as instalações serão compartilhadas pelas duas instituições. Na oportunidade da visita de ontem, os membros do Parquet Militar ressaltaram a importância da nova sede, não apenas para o Ministério Público Militar, como também para as Forças Armadas. Ao final do encontro, agradeceram a sensibilidade do MD e da Força Aérea Brasileira, na busca por uma solução orçamentária que viabilizará o prosseguimento dos serviços de engenharia.
O presidente da CONAMP, Manoel Murrieta, e o 1º vice-presidente da entidade, Tarcísio Bonfim, assinaram, no dia 19 de agosto, convênio com a Sig do Brasil, empresa representante da Sig Sauer no país.
O Ministério Público Militar realiza nesta sexta-feira (28), às 10 horas, a segunda edição do programa virtual “Lives do Centenário”, que tem como objetivo a discussão de temas relativos ao MPM e à Justiça Militar. “Novo perfil da Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Militar” é o tema desta edição, que conta com a participação do vice-procurador-geral Clauro de Bortolli, do subprocurador-geral Edmar Jorge e do promotor Alexandre Reis. As lives do Centenário têm a duração de 50 minutos e são transmitidas pelo canal oficial do MPM no Youtube, youtube.com/c/ministeriopublicomilitar; são promovidas quinzenalmente; e cada edição conta com dois participantes e um mediador, que conduzirá o programa. Entre os temas a serem abordados nas próximas lives: Atuação Internacional do MPM; O MPM e a profissionalização da Polícia Judiciária Militar da União; MPM e as ações de Garantia de Lei e da Ordem.