Notícias

MENSAGEM DO PRESIDENTE NO 42º ANIVERSÁRIO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO MILITAR 30/11/2020

 

Caríssimas Associadas e caríssimos Associados

                                      Neste 30 de novembro de 2020, temos a honra de dirigir os nossos cumprimentos a todas e todos que enobrecem o Quadro Social da Associação Nacional do Ministério Público Militar, para celebrar o 42º aniversário da nossa querida Entidade, que ocorre concomitantemente com as comemorações do I Centenário do Ministério Público Militar.

                                      Inicialmente gostaríamos de externar a nossa solidariedade às Associadas e Associados que, neste ano, perderam os seus entes queridos, nomeando, em nome de todos os familiares enlutados, a família do falecido Doutor Paulo Duarte Fontes, nobilíssimo colega, que foi o idealizador e o 1º Presidente da ANMPM, cuja fundação ocorreu em 30 de novembro de 1978.

                                      Como é do conhecimento de todos, com a candidatura, eleição e posse do nosso Eminente Ex-Presidente Antônio Pereira Duarte, no cargo de Procurador-Geral de Justiça Militar, assumimos, a princípio, interinamente, e depois definitivamente a Presidência da Entidade, vinte cinco anos depois da nossa primeira investidura na direção da ANMPM.

                                      Tal incumbência passou a ser desafiadora não só em face das limitações impostas pelo momento atual como também da diversificada atuação classista, como, por exemplo, a nossa  participação em conjunto com a Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (FRENTAS) e da CONAMP, no acompanhamento dos inúmeros projetos em tramitação no Congresso Nacional, na formulação de estratégias para a manutenção das prerrogativas institucionais, quando ameaçadas em face de propostas apresentadas tanto no Parlamento quanto no Conselho Nacional do Ministério Público e outras inúmeras atividades decorrentes das diversas e permanentes demandas Associativas. 

                                      Participamos também de reuniões semanais com as já nomeadas entidades do Ministério Público e da Magistratura, manifestando-nos nos debates dos diversos pleitos associativos e em várias lives e atividades promovidas pelo PGJM e pela CONAMP objetivando o permanente desenvolvimento do Ministério Público Militar e também do Ministério Público Brasileiro. 

                                      Devido a atual complexidade das demandas que surgem incessantemente, nada poderia ter sido feito se não fosse o excelente legado deixado pelo Ex-Presidente Antônio Pereira Duarte, cujas realizações necessitariam de uma publicação especial para descrevê-las. Aliás, muitas delas já foram registradas na obra Associação Nacional do Ministério Público Militar (gênese, trajetória evolutiva e história de lutas). 

                                      Também, em face do isolamento social que estamos vivenciando, não teria sido possível a efetivação das várias ações que temos desenvolvido, se não fosse a dedicada e eficaz colaboração das extraordinárias Diretoras e extraordinários Diretores, Membros do Conselho Fiscal, Associadas e Associados, que, embora não fazendo parte do Diretoria, têm, com muito destaque, nos representado quando necessário.

                                      Como a História é feita por homens, não poderíamos, nesta data do 42º aniversário, deixar de homenagear aqueles que projetaram a ANMPM no cenário nacional. Referimo-nos aos Presidentes, Paulo Duarte Fontes, Jorge Luiz Dodaro, Marco Antônio Pinto Bittar, Giovanni Rattacaso, Marcelo Weitzel Rabello de Souza, Ailton José da Silva, Clauro Roberto de Bortolli e Antônio Pereira Duarte.

                                      Nesta data histórica, também não poderíamos deixar de prestar um tributo em memória de três inesquecíveis Associados, que nos deixaram nos últimos anos. Refiro-me à Doutora Adriana Lorandi e aos Doutores João Ferreira de Araújo e Walter Martins Pereira, as duas primeiras personalidades, nas nossas gestões anteriores, exerceram a Vice-Presidência da ANMPM e prestaram relevantes serviços à nossa Entidade, e o último, que perdeu a vida em decorrência de um acidente automobilístico, quando integrava a comitiva que participaria de um Congresso da CONAMP. Por um milagre sobrevivemos. Mas, como no dizer do saudoso Ministro Alcides Carneiro, milagres não se rejeitam, mas se agradece, desenvolvendo boas práticas em favor da coletividade, aceitamos a atual missão, para a qual continuamos contando com a ajuda de Deus e com o apoio da Diretoria, do Conselho Fiscal e do Quando Social.

                                     Ao finalizar esta breve saudação, endereçamos os nossos votos de muita paz, saúde e felizes realizações.

                                                    

 

                                                                    FORTIS IN UNUM

 

                                                       José Carlos Couto de Carvalho

                                                               Presidente da ANMPM

 

 

ANMPM DIVULGA RESULTADO DO CONCURSO DE ARTIGOS SOBRE OS 100 ANOS DO MPM
01/12/2020


Leia mais

ABERTURA DO WEBINÁRIO DO CPADSI
01/12/2020


Leia mais

HOMENAGEM FEITA PELA CONAMP
30/11/2020


Leia mais

CONCURSO DE SELEÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS SOBRE O TEMA "100 ANOS DO MINISTÉRIO PÚBLICO MILITAR
30/11/2020


Leia mais