Notícias

Resolução nº 14 do CNMP é contestada no STF 22/03/2007

Informamos que tramita no STF duas medidas judiciais em que se contesta a Resolução nº 14 do CNMP.

Ambas com pedido de liminar. A primeira, em Mandado de Segurança (nº 3868), impetrado pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (haja vista concurso público em andamento), com o objetivo de manter as provas subjetivas já na primeira fase, como também o fato que a matéria atingiu aspecto estatutário. Conclusos ao Relator: Ministro Sepúlveda Pertence. A segunda, diz respeito a ADI formulada pela CONAMP, ADI nº 3868, também com pedido de liminar em que protesta que somente Lei Complementar poderá estabelecer o estatuto de cada MP. No caso a matéria não poderá ser normatizada por meio de Resolução. Insurge-se contra a obrigatoriedade da prova de múltipla escolha, bem como, pela a composição da Banca Examinadora por um jurista: “agente estranho aos seus quadros que não aquele indicado pela OAB”. Reclama da obrigatoriedade conferida ao Procurador-Geral para presidir a Banca Examinadora, como por último, da exigência de exclusividade das matérias jurídicas o que afastará a avaliação quanto a Língua Portuguesa. Rel. Ministro Joaquim Barbosa. Aguardando resposta o pedido de informações.

Cópia do inteiro teor da Resolução nº 14

Verba Indenizatória - Congresso Nacional - Liminar cassada
19/06/2007

Informamos que, conforme cópia em anexo, foi cassada a decisão que impedia os Parlamentares de receberem verbas indenizatórias.


Verifique o documento relacionado.

CNMP: Conselheiros começam a ser Indicados.
25/04/2007

Iniciaram-se as indicações para o novo mandato do CNMP. O Conselho Nacional de Procuradores-Gerais escolheu os três integrantes dos MPs estaduais: Drs; Cláudio Barros Silva, Raimundo Nonato de Carvalho Filho e Sandro José Neis. O STJ por sua vez, procedeu a indicação do Desembargador Federal do TRF, 2ª Região, Dr. Paulo de Freitas Barata. Já o MPM sufragou em recente eleição o nome do Procurador Osmar Machado Fernandes quem deverá ser escolhido para continuar mais dois anos representando o MPM no Conselho. O Promotor de Justiça Diaulas Costa Ribeiro foi indicado para integrar o Conselho Nacional do Ministério Público no biênio 2007/2009. A escolha foi feita pelo Procurador-Geral de Justiça, Leonardo Azeredo Bandarra, a partir de lista tríplice elaborada ontem, 2 de maio, pelo Colégio de Procuradores e Promotores de Justiça do MPDFT.


DataSenado divulga Pesquisa de Opinião Pública Nacional sobre a Violência no Brasil
19/04/2007

O DataSenado realizou pesquisa de Opinião Pública Nacional, mediante entrevistas com 1.068 pessoas, maiores de 16 anos, em 130 municípios, referentes ao tema “Violência no Brasil”.


Leia mais

Decisão do STF define teto salarial da magistratura estadual
15/03/2007

O Supremo Tribunal Federal decidiu em liminar que a Magistratura Estadual poderá ter o mesmo teto salarial da Magistratura Federal


Verifique os documentos relacionados