O atual presidente da ANPR, Antonio Carlos Bigonha, que encabeçou a chapa Unidade, foi reeleito para a Diretoria da Associação no biênio 2009/2011 por meio de votação eletrônica que aconteceu nesta terça-feira (14/4) em todas as unidades do Ministério Público Federal. A chapa Unidade (veja a lista abaixo) obteve 547 votos de procuradores da República de todo o País. Foram computados 596 votos ao todo. Os associados da ANPR também escolherem seus representantes por estado que formam o Colégio de Delegados do biênio 2009/2011. Em São Paulo, duas chapas disputaram a eleição para o Colégio de Delegados. O procurador regional da República José Ricardo Meirelles (PRR/3.ª Região) e a procuradora da República Elaine Cristina de Sá Proença (PRM/Sorocaba) foram eleitos com 57 votos, titular e suplente respectivamente. Os procuradores da República Rodrigo de Grandis (PR/SP) e Áureo Marcus Makiyama Lopes (PRM/Campinas) também receberam 57 votos. Devido ao empate, foi adotado o critério de idade previsto no Código Eleitoral. Lista de Delegados por estado . A votação para a Diretoria e para o Colégio de Delegados da ANPR foi encerrada às 19h20 desta terça-feira (14/4). As eleições da Associação ocorrem a cada dois anos, conforme estatuto da ANPR. O período de inscrição das chapas foi de 15 de fevereiro a 15 de março de 2009 e apenas a chapa Unidade se inscreveu para concorrer à Diretoria.
Chapa Unidade Presidente Procurador regional da República da 1.ª Região Antonio Carlos Alpino Bigonha Vice-Presidente Procurador regional da República da 5.ª Região Wellington Cabral Saraiva Diretores Procurador regional da República da 1.ª Região Alexandre Camanho de Assis Procurador regional da República da 4.ª Região João Heliofar de Jesus Vilar Subprocurador-geral da República aposentado José Taumaturgo da Rocha Procurador da República (PR/MG) Leonardo Augusto Santos Melo Procurador da República (PR/RJ) Leonardo Cardoso de Freitas Procuradora da República (PR/BA) Nara Soares Dantas Procuradora da República (PR/CE) Nilce Cunha Rodrigues Procuradora regional da República da 3.ª Região Paula Bajer Fernandes M. da Costa Procurador da República (PR/PA) Ubiratan Cazetta Procurador da República (PR/PI) Wellington Luis de Sousa Bonfim Notícia colhida do "site" da ANPR.
Os presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do Senado Federal, Senador José Sarney, Câmara dos Deputados, Deputado Michel Temer e do Supremo Tribunal Federal, Ministro Gilmar Ferreira Mendes - assinaram no dia 13 de abril documento referente ao II Pacto Republicano de Estado por um Sistema de Justiça mais acessível, ágil e efetivo. Cujos objetivos e prioridades seguem abaixo.
O promotor de Justiça Marcelo Ferra tomou posse, no último dia 7, no cargo de Procurador-Geral de Justiça de Mato Grosso. Marcelo Ferra, que já foi secretário-geral e assessor especial da CONAMP, substitui Paulo Prado na chefia do Ministério Público de Mato Grosso e fica à frente da instituição até 2011. O novo PGJ foi nomeado pelo governador do estado, Blairo Maggi, após ter ficado em primeiro lugar na lista tríplice com os candidatos ao cargo.
Carlos Alberto Cantarutti foi reeleito para mais um mandato como presidente da Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios – AMPDFT. A eleição foi realizada no dia 01/04. Cantarutti está à frente da entidade desde 2007 e vai continuar na presidência até 2011. O atual presidente da AMPDFT concorreu à reeleição pela chapa Unidade. Confira a composição da diretoria eleita da AMPDFT, abaixo: - Presidente: Carlos Alberto Cantarutti - Vice-presidente:Antonio Suxberger - 1º Secretário: Ali Taleb Fares - 2º Secretário: Trajano Sousa de Melo - 1º Tesoureiro: Paulo Gomes de Sousa Junior - 2º Tesoureiro: Berenice Maria Scherer - Diretora Social: Sandra de Oliveira Julião - Diretora de Relações Públicas: Liz-Elainne Mendes
Nos dias 2 a 4 de abril realizou-se na cidade de João Pessoa o X Encontro das Justiças Militares Estaduais, que contou com a participação da ANMPM, não só com o apoio a presença de vários Colegas, como também com a indicação de palestrantes, no caso, Drs. José Carlos Couto, Jorge César de Assis e Eugênio Aragão.