Notícias

ENCONTRO DAS JUSTIÇAS MILITARES 07/04/2009

Nos dias 2 a 4 de abril realizou-se na cidade de João Pessoa o X Encontro das Justiças Militares Estaduais, que contou com a participação da ANMPM, não só com o apoio a presença de vários Colegas, como também com a indicação de palestrantes, no caso, Drs. José Carlos Couto, Jorge César de Assis e Eugênio Aragão.

O evento contou ainda com a participação do MPM, Membros do MPDFT, STM, AMAJUM, diversos integrantes das instituições policiais, além é claro, de magistrados dos diversos Estados que atuam perante as Justiças Militares. Temas polêmicos foram apresentados, como por exemplo, aqueles que envolvem a condição da mulher como vítima no meio militar e qual o segmento do judiciário no qual o tema deva ser tratado. Propostas de modernização dos Códigos Penal e Processual Penal Militar foram apresentadas pelos Colegas Couto e Jorge César de Assis, como também, a apreciação do Projeto de Lei que trata da adequação da legislação referente aos crimes a serem tratados pelo Tribunal Penal Internacional, cuja intenção era buscar um sistema harmônico envolvendo a legislação Penal Comum e a Militar e que vem sofrendo algumas sugestões na Câmara dos Deputados que poderão desvirtuar a intenção anteriormente proposta. Um outro ponto bastante enfatizado, foi a importância da Justiça Militar na compreensão do Direito Penal Militar e seu congênere processual, valendo o destaque, os ataques pelos quais vem passando a Justiça Militar como um todo e a Justiça Militar no Rio Grande do Sul em particular, conforme noticiado pela imprensa local (texto abaixo). No final do Encontro foi elaborada e assinada a Carta de João Pessoa que bem traduz o que foi vivenciado, cuja íntegra vai em anexo.

Carta de João Pessoa

Antonio Carlos Bigonha estará à frente da ANPR no biênio 2009/2011
14/04/2009

O atual presidente da ANPR, Antonio Carlos Bigonha, que encabeçou a chapa Unidade, foi reeleito para a Diretoria da Associação no biênio 2009/2011 por meio de votação eletrônica que aconteceu nesta terça-feira (14/4) em todas as unidades do Ministério Público Federal. A chapa Unidade (veja a lista abaixo) obteve 547 votos de procuradores da República de todo o País. Foram computados 596 votos ao todo. Os associados da ANPR também escolherem seus representantes por estado que formam o Colégio de Delegados do biênio 2009/2011. Em São Paulo, duas chapas disputaram a eleição para o Colégio de Delegados. O procurador regional da República José Ricardo Meirelles (PRR/3.ª Região) e a procuradora da República Elaine Cristina de Sá Proença (PRM/Sorocaba) foram eleitos com 57 votos, titular e suplente respectivamente. Os procuradores da República Rodrigo de Grandis (PR/SP) e Áureo Marcus Makiyama Lopes (PRM/Campinas) também receberam 57 votos. Devido ao empate, foi adotado o critério de idade previsto no Código Eleitoral. Lista de Delegados por estado . A votação para a Diretoria e para o Colégio de Delegados da ANPR foi encerrada às 19h20 desta terça-feira (14/4). As eleições da Associação ocorrem a cada dois anos, conforme estatuto da ANPR. O período de inscrição das chapas foi de 15 de fevereiro a 15 de março de 2009 e apenas a chapa Unidade se inscreveu para concorrer à Diretoria.


Leia mais

II Pacto Republicano de Estado
14/04/2009

Os presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do Senado Federal, Senador José Sarney, Câmara dos Deputados, Deputado Michel Temer e do Supremo Tribunal Federal, Ministro Gilmar Ferreira Mendes - assinaram no dia 13 de abril documento referente ao II Pacto Republicano de Estado por um Sistema de Justiça mais acessível, ágil e efetivo. Cujos objetivos e prioridades seguem abaixo.


Leia mais

Marcelo Ferra toma posse como PG/MT
13/04/2009

O promotor de Justiça Marcelo Ferra tomou posse, no último dia 7, no cargo de Procurador-Geral de Justiça de Mato Grosso. Marcelo Ferra, que já foi secretário-geral e assessor especial da CONAMP, substitui Paulo Prado na chefia do Ministério Público de Mato Grosso e fica à frente da instituição até 2011. O novo PGJ foi nomeado pelo governador do estado, Blairo Maggi, após ter ficado em primeiro lugar na lista tríplice com os candidatos ao cargo.


Carlos Alberto Cantarutti é reeleito presidente da AMPDFT
13/04/2009

Carlos Alberto Cantarutti foi reeleito para mais um mandato como presidente da Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios – AMPDFT. A eleição foi realizada no dia 01/04. Cantarutti está à frente da entidade desde 2007 e vai continuar na presidência até 2011. O atual presidente da AMPDFT concorreu à reeleição pela chapa Unidade. Confira a composição da diretoria eleita da AMPDFT, abaixo: - Presidente: Carlos Alberto Cantarutti - Vice-presidente:Antonio Suxberger - 1º Secretário: Ali Taleb Fares - 2º Secretário: Trajano Sousa de Melo - 1º Tesoureiro: Paulo Gomes de Sousa Junior - 2º Tesoureiro: Berenice Maria Scherer - Diretora Social: Sandra de Oliveira Julião - Diretora de Relações Públicas: Liz-Elainne Mendes