A ANMPM participou, na noite de 31/5, da posse da nova Diretoria da ANAMATRA -Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho, gestão 2017/2019. A ANAMATRA é integrante, juntamente com a ANMPM e outras associações de representatividade nacional, da FRENTAS - Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público.
Na ocasião, o juiz Guilherme Guimarães Feliciano (Amatra 15/Campinas e Região) assumiu a Presidência da Associação, em substituição ao juiz Germano Siqueira (Amatra 7/CE), que presidiu a entidade no biênio 2015/2017. Em seu discurso de posse, Guilherme Feliciano falou do período difícil pelo qual passa o país, marcado pela alta taxa de desemprego e por debates acerca de temas sensíveis, como o impeachment do presidente da República e a possibilidade da alteração constitucional para realização de eleições diretas, ensaios para as reformas política e tributária e a Operação Lava Jato. O novo presidente também falou de sua preocupação com as reformas previdenciária e trabalhista, a primeira delas que, em sua visão, maltrata especialmente a condição do cidadão mais pobre. “Oportunista, passa a exigir para a aposentadoria do trabalhador rural uma idade mínima geralmente incompatível com a sua condição social”, exemplificou, apontando os reflexos da proposta também para juízes e servidores, inclusive aposentados. “Já a reforma trabalhista, selará o quadro de derretimento do Estado social brasileiro, reduzindo o papel da lei − e, portanto, o do Judiciário trabalhista – na pacificação dos conflitos trabalhistas”, disse. A ANMPM, ao tempo em que felicita o presidente Germano pela profícua gestão a frente da ANAMATRA, deseja pleno sucesso a diretoria recém empossada.
A ANMPM, representada pelos associados André Sá Santos e Alexandre Reis, participou da posse da nova Diretoria e dos Conselhos Consultivo e Fiscal da Associação Paranaense do Ministério Público – APMP, realizada na noite da última sexta-feira (28/07). Reeleita no dia 30 de junho de 2017, com 625 votos, a Chapa Integração e Transformação estará à frente da APMP no biênio 2017-2019, e será capitaneada pelo colega Cláudio Franco Félix.
No dia 25/07 a ANMPM, através de seu presidente e dos associados Marcelo Weitzel, Giovanni Rattacaso e Jaime de Cássio Miranda, participou do descerramento da foto do procurador do Trabalho Carlos Eduardo de Azevedo Lima na Galeria de Presidentes da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT). Na ocasião, o presidente da ANPT, Ângelo Fabiano Farias da Costa, ressaltou que, nos quatro anos que Carlos Eduardo Lima esteve à frente da entidade, a ANPT avançou muito, construindo uma trajetória de êxitos e, principalmente, de fortalecimento de sua atuação em diversas frentes. O ex-presidente, por sua vez, disse que a entidade se mostra muito importante também quando da necessidade de defesa intransigente das prerrogativas dos direitos dos membros do MPT, da defesa dos direitos sociais e dos direitos humanos na seara trabalhista e da defesa das causas mais caras de toda a sociedade brasileira. “Em um contexto como esse de inegável retrocesso social, é muito bom ter uma Associação que tem essa atuação emblemática e forte, reconhecida no âmbito do Congresso Nacional e no meio político como um todo”, disse Carlos Eduardo.
A ANMPM, representada pelo Associado Samuel Pereira, participou da posse da nova Diretoria e dos Conselhos Consultivo e Fiscal da AMPEB (Associação do Ministério Público do estado da Bahia), biênio 2017-2019, realizada na noite da última sexta-feira (09/06).
No último dia 25 de maio, com a presença da ANMPM, ocorreu a mudança de coordenação da Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas). Após seis meses como coordenadora, a presidente da CONAMP, Norma Cavalcanti, fez a transmissão do cargo para o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Roberto Veloso.