Acaba de ser instalada, na Câmara dos Deputados, Comissão Especial destinada a proferir parecer à PEC nº 555-A, de 2006, que acaba com a incidência de contribuição previdenciária sobre os proventos dos servidores inativos.
A PEC pretende revogar o art. 4º da Emenda Constitucional nº 41, de 2003, que dispõe sobre a obrigatoriedade de os servidores inativos contribuírem para o custeio do regime próprio de previdência social de que trata o art. 40 da Constituição da República. Depois de instalada a Comissão, foi eleito para presidi-la o deputado Marçal Filho (PMDB/MS), que designou relator da matéria o deputado Luiz Alberto (PT/BA). Na próxima sessão, já designada para o dia 14/04, serão escolhidos os dois vice-presidentes, bem como definida a pauta dos trabalhos, que poderá prever a realização de audiências públicas. A partir da instalação da Comissão, iniciou-se o prazo de 10 (dez) sessões para apresentação de emendas à proposta original. As emendas somente poderão ser apresentadas se subscritas por, no mínimo, 171 deputados.
Para conhecer os integrantes da Comissão hoje instalada, clique aqui.Pedestre que colidiu com automóvel ao atravessar avenida sem respeitar a sinalização terá de indenizar os danos causados no veículo. A decisão é da 3ª Turma Recursal Cível dos Juizados Especiais Cíveis do Estado, confirmando entendimento do 2º Juizado Especial Cível de Porto Alegre em ação de indenização.
PLS 156 de 2009, já foi aprovado pela CCJ do Senado Federal e aguarda inclusão na pauta perante o Plenário daquela Casa. O citado projeto traz importantes inovações no sistema processual pátrio. Veja algumas, em anexo.
Seis em cada dez crimes cometidos em Portugal correspondem a pequenos ilícitos criminais punidos até cinco anos de prisão e a PJ, responsável pelos casos mais graves, apenas investiga quatro por cento dos crimes participados, segundo o Ministério Público.
CONAMP realizou, no dia 17, a posse da nova diretoria. César Mattar Jr. assume a presidência da entidade e fica no cargo até 2012.