Notícias

César Mattar Jr. toma posse como presidente da CONAMP 25/03/2010

CONAMP realizou, no dia 17, a posse da nova diretoria. César Mattar Jr. assume a presidência da entidade e fica no cargo até 2012.

A Associação Nacional dos Membros do Ministério Público – CONAMP realizou no dia 17, Assembleia Geral Ordinária, quando foram empossados os novos membros da diretoria e conselho fiscal da entidade. A solenidade festiva de posse ocorrerá no dia 30 de abril, em Belém / PA. César Mattar Jr. assumiu a presidência da CONAMP, ficando no cargo até 2012. Ele foi eleito, por unanimidade do Conselho Deliberativo da entidade, em 09 de dezembro do ano passado. Na oportunidade, também foram eleitos os vice-presidentes, o secretário-geral e os conselheiros fiscais da CONAMP, que, assim como César, concorreram pela chapa CONAMP Forte e Unida. "Nossa gestão há de ser marcada pelo estabelecimento de um canal permanente de diálogo interinstitucional, com o Conselho Nacional do Ministério Público, com o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais e com as demais lideranças ministeriais brasileiras, mas com ênfase à necessidade de valorização do Legislativo como o mais legítimo fórum nacional de debates das grandes questões nacionais, estaduais e municipais, e que deve ter as suas prerrogativas preservadas. O aperfeiçoamento da estrutura funcional, o estabelecimento de uma assessoria jurídica ampla, a criação de periódico eletrônico e a participação mais ostensiva das entidades estaduais nas articulações políticas da capital da República são ações nas quais já estamos trabalhando", adianta o novo presidente. Perfil do novo presidente da CONAMP César Mattar Jr. nasceu em Beirute, capital do Líbano, em 07 de outubro de 1968. Neto de libaneses, filho de pai paraense e mãe libanesa, é casado com a Adriana Mattar, com quem tem dois filhos, Maria Clara e Cesár Neto. O novo presidente da CONAMP ingressou na Universidade Federal do Pará aos 17 anos, onde concluiu, aos 21, o Bacharelado em Ciências Jurídicas. Com proficiência nas línguas inglesa e francesa e após ter advogado por cinco anos, um deles como Defensor Público, ingressou no Ministério Público do Estado do Pará no dia 20 de setembro de 1994 e hoje é titular da 5ª Promotoria de Justiça Criminal de Ananindeua (Região Metropolitana de Belém). César Mattar Jr. é o atual presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Pará – AMPEP e está em seu segundo mandato à frente da entidade. Na CONAMP, foi Diretor Regional Norte no biênio 2006 / 2008, e 2º vice-presidente e tesoureiro no biênio 2008/2010. Confira abaixo a composição completa da nova diretoria e conselho fiscal da CONAMP: Diretoria: - Presidente: César Bechara Nader Mattar Júnior (PA) - 1° Vice-Presidente: João Arlindo Corrêa Neto (PB) - 2° Vice-Presidente: Lauro Machado Nogueira (GO) - Secretário-Geral: Marcelo Lemos Dornelles (RS) Conselho Fiscal: - Presidente: Almiro Gonçalves da Rocha (ES) - Vice-Presidente: Manuel Pinheiro Freitas (CE) - Secretário: José Silvério Perdigão de Oliveira (MG) - Membro: Jânio Peregrino Braga (BA) - Membro: Ricardo Coelho de Carvalho (AC)

Instalada Comissão Especial da PEC que isenta inativos de contribuição previdenciária
08/04/2010

Acaba de ser instalada, na Câmara dos Deputados, Comissão Especial destinada a proferir parecer à PEC nº 555-A, de 2006, que acaba com a incidência de contribuição previdenciária sobre os proventos dos servidores inativos.


Leia mais

Pedestre que atropelou veículo terá de pagar pelos danos - TJ/RS
08/04/2010

Pedestre que colidiu com automóvel ao atravessar avenida sem respeitar a sinalização terá de indenizar os danos causados no veículo. A decisão é da 3ª Turma Recursal Cível dos Juizados Especiais Cíveis do Estado, confirmando entendimento do 2º Juizado Especial Cível de Porto Alegre em ação de indenização.


Leia mais

Proposta do novo Código Processo Penal traz diversas alterações
05/04/2010

PLS 156 de 2009, já foi aprovado pela CCJ do Senado Federal e aguarda inclusão na pauta perante o Plenário daquela Casa. O citado projeto traz importantes inovações no sistema processual pátrio. Veja algumas, em anexo.


Clique aqui, para visualizar as inovações no CPP.

Furtos e outros pequenos delitos representam 60% dos crimes em Portugal
05/04/2010

Seis em cada dez crimes cometidos em Portugal correspondem a pequenos ilícitos criminais punidos até cinco anos de prisão e a PJ, responsável pelos casos mais graves, apenas investiga quatro por cento dos crimes participados, segundo o Ministério Público.


Leia mais